É (quase) impossível emagrecer sem remédio
26 de outubro de 2016
Conheça 11 alimentos que podem causar gases
28 de outubro de 2016

Tamanho do seio tem relação com o risco de câncer de mama?

Por conta do Outubro Rosa, muitas empresas têm promovido campanhas, sites, debates, caminhadas e encontros com foco no câncer de mama. Fico muito, mas muito feliz de participar dessa mobilização e ajudar na divulgação deste conteúdo tão saudável. Hoje, vou dar destaque ao lançamento da campanha Sutiã Rosa, uma iniciativa do Fleury Medicina e Saúde com o apoio da ONU Mulheres.

Como o próprio nome sugere, o sutiã é o instrumento usado para sensibilizar meninas de 16 a 25 anos a incorporarem os cuidados com a saúde desde cedo, ao mesmo tempo em que devem incentivar suas mães, tias e avós sobre a importância da realização da mamografia e da prevenção do câncer de mama. Sinceramente, achei a estratégia de focar no público jovem, que está dia e noite nas redes sociais consumindo informação, genial.

Bom, o sutiã (que eu seguro na foto abaixo) tem uma estampa conceitual demonstrando as áreas das mamas em que as mulheres devem apalpar com foco em autoconhecimento. Eu já ganhei o meu sutiã rosa, mas a peça só estará disponível para o público em geral a partir do ano que vem.

Leia também: 7 mitos e verdades do câncer de mama

A radiologista Giselle Mello, que aparece no vídeo acima, tem 48 anos e é chefe do Setor de Mamografia do Fleury Medicina e Saúde. Há cinco anos, ela mesma diagnosticou o câncer de mama em um exame de rotina. Por estar ainda em estágio inicial, a médica não precisou de quimioterapia, mas faz acompanhamento todo ano.

Em outro post, eu escrevi que alguns fatores favorecem para o aparecimento do câncer de mama, como não ter filhos ou ter após os 35 anos, não amamentar, ser sedentário, consumir bebida alcoólica e fumar. Pois bem, a médica relatou exatamente isso.

– Eu só não fumo. Escolhi estudar e quando me dei conta já estava com 40 anos, por isso desisti de ser mãe. O fato é que hoje em dia não dá para orientar as jovens a começarem a ter filhos aos 25 anos e terem de 3 a 4 para prevenir o câncer de mama. Por isso, nossa arma mais poderosa é a mamografia, que diagnostica a doença em estágio bem inicial, possibilitando maior chance de cura.

sutia-rosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *