Será que somente as mulheres que precisam armazenar leite para ir trabalhar utilizam a bomba de extração de leite? A resposta é não! A retirada do excesso produzido, por exemplo, pode aliviar o peso da mama e estimular a produção contínua de leite para o bebê. Pensando nisso, a marca Lansinoh trouxe ao mercado brasileiro as bombas Tira-Leite Elétrica Single e Tira-Leite Elétrica Dupla Signature Pro. Enquanto a primeira é apenas usada em um só seio, a versão dupla tem a versatilidade de poder ser utilizada de maneira única ou dupla para o bombeamento dos dois seios simultaneamente. Leia abaixo alguns mitos e verdades sobre a extração do leite materno.
A extração do leite irá diminuir a quantidade do leite produzido.
MITO. A retirada não diminui em nada a quantidade de leite da mãe e sugada pelo bebê. A mãe fará a retirada do excesso produzido e o mais interessante, estimulando constantemente a sua produção.
É necessário massagear o seio antes da utilização da bomba.
VERDADE. Esse passo é fundamental e tem como objetivo principal estimular todos os ductos da mama, pois mesmo que ela não pareça cheia, esse passo estimula a produção de leite.
As bombas são desnecessárias se a mãe não está ausente de casa com frequência.
MITO. A extração do leite não é necessária somente para mães que estão voltando ao trabalho, por exemplo, ela pode ajudar também no aumento da produção de leite, estoque de leite ou facilitar na alimentação de um bebê prematuro que ainda está aprendendo a sugar.
O acúmulo de leite pode causar mastite.
VERDADE. A mastite é uma inflamação das glândulas dos seios. Entre as formas de se evitar a formação desses nódulos estão massagens constantes, compressas mornas e a extração do leite até o alívio da dor.
As mães lactantes só podem utilizar as bombas elétricas uma vez ao dia.
MITO. A retirada de leite pode ser feita quantas vezes a mãe achar necessário, isso em nada diminui a quantidade produzida. Além disso, não machuca o mamilo ou causa novas fissuras.
Bomba elétrica causa flacidez na mama.
MITO. A amamentação no geral não causa flacidez na mama. É um mito muito difundido entre as mães e, quando se fala em retirada de leite, o mito se fortalece. Algumas mulheres, inclusive, acreditam que o “excesso” de sucção pode causar o enfraquecimento dos músculos dos seios, o que não é verdade.